Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público garante bloqueio de contas de São Pedro da Água Branca

    A pedido do Ministério Público, a Justiça bloqueou, em 5 de agosto, as contas do município de São Pedro da Água Branca (localizado a aproximadamente 600 km de São Luís). A finalidade é suspender o pagamento de servidores contratados irregularmente e dos que exercem cargos comissionados. Na lista, estão incluídos o prefeito Vanderlúcio Simão Ribeiro e todo o secretariado do Município.

    O objetivo principal do bloqueio é garantir o pagamento dos vencimentos dos 80 servidores públicos efetivos, exonerados irregularmente, ainda não reintegrados. Inclusive, dos vencimentos retroativos.

    Também foi decidido que o prefeito deverá pagar multa no valor de R$ 5 milhões devido à não reintegração dos servidores efetivos. Para o Município, foi imputada multa de R$ 12 milhões.

    A decisão acolhe o pedido de cumprimento de sentença homologatória de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre Ministério Público do Maranhão e o Município de São Pedro da Água Branca em dezembro de 2010.

    Na decisão de cumprimento da sentença ficou determinada a reintegração, no prazo de cinco dias, de 80 servidores concursados que foram exonerados irregularmente pelo prefeito e a demissão de todos os servidores contratados para substituir os funcionários efetivos. O Município não cumpriu a determinação judicial.

    O pedido de cumprimento de sentença foi assinado pela promotora de Justiça Nahyma Ribeiro Abas, titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de Imperatriz. São Pedro da Água Branca é termo judiciário da Comarca de Imperatriz.

    AFASTAMENTO

    Em maio de 2011, a pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça já tinha decidido pelo afastamento do prefeito Vanderlúcio Simão Ribeiro, que descumpriu deliberadamente decisões judiciais que determinam a reintegração de servidores efetivos aos seus cargos e pagamento retroativo de seus salários.

    Conforme relatou a promotora de Justiça Nahyma Ribeiro Abas, na Ação Civil Pública que resultou no afastamento do prefeito, assim que assumiu o cargo, em 2009, Vanderlúcio Simão Ribeiro suspendeu a eficácia dos atos de convocação, posse e nomeação de 235 servidores municipais aprovados em concurso público realizado em 2007.

    Além disso, o gestor municipal contratou em 2011 mais de 100 pessoas para ocuparem as mesmas funções a que têm direito os servidores efetivos exonerados, privilegiando, em alguns casos, pessoas do seu grupo político.

    • Publicações4689
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-garante-bloqueio-de-contas-de-sao-pedro-da-agua-branca/2800128

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)