Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Módulo Tópicos em Sociologia Criminal é apresentado na ESMP

    O professor Bruno da Silva Azevedo deu início, na manhã de quinta-feira, 29, ao módulo "Tópicos em Sociologia Criminal", na Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Na primeira parte, o expositor, mestre em Antropologia, tratou do indivíduo no interior das instituições criminais, tendo como referência principal os estudos do sociólogo estadunidense Erving Goffman, autor de "Manicômios, Prisões e Conventos". "Certas instituições excluem o indivíduo de um contato social mais amplo, criando uma relação social no interior delas", disse o professor, sobre uma das questões abordadas.

    No turno da tarde, Bruno Azevedo destacou a visão do criminoso ou marginalizado de acordo com próprios criminosos, fundamentada pelo conhecimento antropológico. O autor de referência foi o antropólogo Roberto DaMatta. "Existem categorias criadas pelos próprios criminosos para diferenciá-los, como 'vagabundo', 'bandido', 'malandro', 'estuprador'", destacou.

    Na ocasião, os alunos assistiram ao filme "Carandiru", de Hector Babenco. A ideia, segundo Bruno Azevedo, foi proporcionar um novo olhar sobre o longa de acordo com as teorias estudadas.

    O módulo "Tópicos em Sociologia Criminal" faz parte do Curso de Pós Graduação em Ciências Criminais e teve continuidade nesta sexta-feira, 30. A diretora da ESMP é a procuradora de justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho.

    Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)

    • Publicações4689
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/modulo-topicos-em-sociologia-criminal-e-apresentado-na-esmp/100667814

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)