Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPMA emite Recomendação para adequações em Conselhos Tutelares de Matões e Parnarama

    A promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Matões e respondendo pela Comarca de Parnarama, encaminhou Recomendação aos prefeitos dos dois municípios, a fim de que sejam elaborados Projetos de Lei que fixem regras de transição de mandatos dos conselheiros tutelares de Matões e Parnarama.

    Os documentos ressaltam a urgência de adequação às alterações na Lei dos Conselhos (Lei nº 12.696/12). Estão inclusas, dentre outras modificações, a ampliação do período de mandato dos conselheiros para quatro anos e a realização de processo de escolha unificada em todo o território nacional.

    De acordo com a lei, o primeiro processo unificado, com mandato de quatro anos, deve ocorrer em 4 de outubro de 2015.

    Nos documentos, o MPMA recomendou a elaboração e encaminhamento à Câmara de Vereadores de Projeto de Lei que fixe as regras de transição de mandatos. As Recomendações orientam, ainda, que os projetos incluam a fixação de recursos nas Leis Orçamentárias Anuais dos Municípios para funcionamento dos Conselhos Tutelares.

    O MPMA concedeu prazo de 15 dias para que haja resposta acerca do cumprimento ou não das Recomendações, sob pena de adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

    Os municípios de Matões e Parnarama ficam localizados a, aproximadamente, 487 km de São Luís.

    Redação: Lorena Araújo/ Carolina Prazeres (CCOM-MPMA)

    • Publicações4689
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpma-emite-recomendacao-para-adequacoes-em-conselhos-tutelares-de-matoes-e-parnarama/140053388

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)